De volta ao Hospital. Após alguns meses "longe das quadras" volto para um quarto no mesmo hospital em São Paulo. 5 dias de IVIG (imunoglobulinas) e, talvez, prednisona (o Dr. ainda não sabe se fará só com a imunoglobulina).
Eu passei em consulta na terça-feira e ele disse que o melhor seria mesmo ser internado para procurarmos novos fatores que possam ter causado esse quadro agudo que tive nos Estados Unidos e de volta ao Brasil.
Hoje já colhi sangue e posso dizer que se você for colher sangue arterial, prepare-se: dói muito! Um pequeno catéter na artéria, no pulso, mas que causa formigamento em todo o braço, na palma e nas pontas dos dedos, e fica dolorido por muito tempo. 9 tubinhos de sangue.
Depois disso: a punção lombar! Tirar liquor da medula (prefiro mesmo a grafia com "C"). O liquor é um líquido que envolve o cérebro, protege contra "batidas" do cérebro no crânio e retira "resíduos" do metabolismo cerebral. A presença de células imunológicas no liquor é indicação de "agudização" do quadro instalado.
O médico introduz uma agulha fina entre duas vértebras da coluna até atingir uma região interna e o liquor é derramado no coletor. Dois tubinhos de um líquido transparente. Na introdução da agulha, pode ser que algumas fibras nervosas se rompam e você fique babando liquor internamente por um tempo. A própria retirada do liquor abaixa a pressão no crânio e pode causar dores de cabeça. Para repor o que foi retirado o organismo leva umas 48 horas.
O Dr passou por aqui e trouxe resultados dos exames: nada errado! A falta de potência muscular poderia estar sendo causada por baixo nível de eletrólitos, mas está normal. O parâmetro de lesão muscular CPK que sempre medimos estava em 267 (já chegou a ser 543). Outros parâmetros sanguíneos estão normais.
O que causou essa crise então?
Os anos vão passando e o corpo vai mudando. Coisas que não eram problemas agora são. O que eu não percebia agora é evidente. Até mesmo os efeitos do estresse. Sim, estresse. É esse o grande vilão!
O pior de tudo, para mim é um vilão mudo, nem percebo que ele existe. Depois da mudança de emprego, outras mudanças na vida pessoal, preocupações, etc, finalmente chegou a hora do corpo descansar. O que significa esse descanso? A glândula supra-renal que estava produzindo níveis altos de adrenalina e cortisol agora pode descansar. A memória do sistema imunológico entra em ação, os linfócitos começam a atacar os nervos mas a supra-renal não consegue produzir cortisol suficiente para combater/compensar; tudo desanda. Os glóbulos brancos começam a vencer e eu a me paralisar.
Para conter o sistema imunológico tomamos os corticóides que fazem diminuir a produção de linfócitos e a agressão também diminui. Ou seja, até agora nada de novo no reino da polirradiculoneurite, a não ser o que era crônico dá seus sinais de agudo novamente: agudização.
O Dr prescreveu a Imunoglubulina mesmo, sem corticóides por 2 dias, até perceber melhora, senão...dá-lhe corticóides!
Também uma ressonância magnética nuclear do crânio para pesquisar esclerose múltipla.
Parabéns para a Julia Miho! 10 anos!
Deus seja louvado.
Olá,
ResponderExcluirMe chamo Daniel Baumann, desde janeiro sigo na mesma jornada. Tive uma otima recuperação, contudo há 15 dias sinto os mesmo sintomas de fraquesa sem mudança na sensibilidade. Estranho!? Creio que possa ser um flare up!
Você teria contato para falarmos?
Abs,
Daniel Baumann
CIDPer. 26 anos
Oi Daniel,
ResponderExcluirTudo bem?
Me manda um email em mpocciot@gmail.com
Grande abraço,
Marcio
Olá Marcio!
ResponderExcluirMeu sobrinho foi diagnosticado com polirradiculoneurite, estamodcom muita dificuldade no tratamento.
Poderia me ajudar? Você fez o tratamento por convenio ou pelo SUS?
Olá, fiz tratamento pelo convênio que cobre tudo. Houve é poca em que não tinha convênio. Peguei a imuno na farmácia de alto custo de Campinas (meu médico preencheu os formulários e consegui a medicação sem problemas), levei no meu hospital e paguei a infusão, R$1200,00. Mas, acredito que o SUS possa cuidar dessa parte tb, apesar de você ter de se submeter aos procedimentos burocráticos do SUS.
ResponderExcluirMelhoras para ele!!
Abs,
mP