sábado, 25 de fevereiro de 2012

O que acontece com os nervos na Síndrome de Guillain Barre?

Os nervos periféricos são formados por um cabo elétrico (axônio) e uma capa isolante de mielina. O axônio é responsável por transmitir sinais entre o cérebro e o restante do corpo. Os axônios sensores transmitem mensagens da periferia do corpo para o cérebro; os axônios motores transmitem mensagens do cérebro para os músculos. As propriedades isolantes da mielina evitam vazamentos de corrente elétrica (um curto circuito) e ajuda a manter a eficiência de funcionamento do sistema nervoso periférico.


A mielina é formada por uma célula específica no nervo períférico chamada Célula de Schwann, em homenagem ao cientista que a descreveu primeiro. Na forma mais comum de GBS, a forma desmielinizante, o sistema imunológico ataca a mielina. A mielina afetada se degenera e é consumida pelas células que funcionam como decompositores: os macrófagos.  Quando os nervos afetados de pessoas com GBS são examinados ao microscópio, a primeira anormalidade percebida é a migração de células inflamatórias e macrófagos para o nervo. A isto se segue a destruição da mielina.

Felizmente, as Células de Schwann não são geralmente prejudicadas; elas podem se multiplicar e se alinhar ao longo do axônio para formar uma nova capa de mielina. Este processo é eficiente e efetivo, e pode ocorrer total recuperação.

Em todos os casos, excetos os mais "leves" de GBS, haverá avaria no axônio. Isto requer um longo período de recuperação (foi isso que aconteceu comigo: avaria no axônio). E quando os casos são mais severos a recuperação é geralmente incompleta.

Nem todas as partes do sistema nervoso periférico são afetadas igualmente na Polirradiculoneurite, GBS. As raízes dos nervos, quando eles saem da medula e começam a se transformar em nervos periféricos parecem ser mais suscetíveis, particularmente as raízes dos nervos que contêm os axônios motores que vão para os músculos (por isso é que difícil acionar os músculos). A inflamação e degeneração da mielina causa vazamento de proteínas do sangue para dentro do fluído cerebroespinhal, ou Líquor, causando a maior quantidade de proteína no Líquor, o que caracteriza a doença (o exame do Líquor é uma das primeiras coisas que os neurologistas pedem). A inflamação é geralmente restrita aos nervos e não vaza para o líquor. Os axônios motores onde entram no músculo também estão suscetíveis à avaria inicial da GBS. É essa avaria inicial e notável involvimento dos nervos motores que explica o porquê da fraqueza ser o sitoma mais presente do que a perda da sensibilidade em pessoas com GBS.


Um abraço e boa recuperação.

2 comentários:

  1. CARO Marcio,

    Tenho 58 anos, e lí sua coluna e gostaria de saber mais sobre como lidar com a CIDP que tenho. São dores hrríveis nas mãos e total falta de sensibilidade do joelho para baixo nas pernas.
    Gastei tudo que tinha e fui até a Clinica Mayo em Minnesota, onde confirmaram minha doença, após muitos e muitos exames, tiodos que vc possa imaginar. Ja tentei de tudo, até medicina orto-molecular e conttinuo me degenerando. Estou preocupado em não poder mais andar ou raciocinar direito. Quais os tratamentos ue vc tentou? IVIG tentei duas vezes, na primeira melhorei em uma semana, quando o quadro voltou, tentei de novo, mas nada aconteceu.

    Fique com Deus!

    Ismar
    ismar.tsantos@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. MÉDICOS VITAMINA D
    Equipe do Dr. Cícero:
    Dr. Cicero Galli coimbra
    Especialidade: Neurologia
    Cidade: São Paulo
    Endereço: Rua Diogo de Faria, 775 conj. 94
    Tel: (11) 5908-5969
    Dr. Danilo Chiaradia Finamor
    Especialidade: Dermatologia
    Cidade: São Paulo
    Endereços: Rua Nuporanga, 77 (11) Tel: (11) 5082-1013
    Rua Diogo de Faria, 775 conj. 94 Tel: (11) 5908-5969
    Dr. Sergio Menendez Lucero
    Especialidade: Clínico Geral
    Cidade: São Paulo/SP
    Endereço: Rua Diogo de Faria, 775 conj. 94
    Tel: (11) 5908-5969
    Dra. Haládia Simião
    Especialidade: Endocrimnologista/clínica médica
    Cidade: São Paulo/SP
    Endereço: Rua Diogo de Faria, 775 conj. 94
    Tel: (11) 5908-5969
    Dr.Walter Feldman
    Especialidade: Clínico Geral
    Cidade: São Paulo/SP
    Endereço: Rua Diogo de Faria, 775 conj. 94
    Tel: (11) 5908-5969
    Dr. André Costa Lage
    Especialidade: Clínico Geral e Acunputurista
    Cidade: Vespasiano/MG ( 12Km do Aeroporto de Confins/BH )
    Endereço: Clínica da Criança Rua: São Judas Tadeu, 50 Centro
    Telefone: (31) 3621-3110
    Médicos que tiveram acesso ao protocolo do Dr. Cícero Coimbra e estão tratando pacientes com altas doses de vitamina D:
    Dr. Sílvio Laganá
    Especialidade: Nutrologia
    Cidade: São Paulo
    Endereço: Rua Francisco Leitão, 210 Tel: (11) 3088-3711
    Dr. Edson Tanhoffer
    Especialidade: Neurologia
    Cidade: Curitiba/PR
    Tel: (41) 3030-2186/3030-1893
    Dra. Cristina Sales
    Rua Alexandre Herculano,371-3º frente esq
    Porto PORTUGAL
    www.cristinasales.pt
    Outros profissionais que também trabalham com vitamina D no tratamento de doenças autoimunitárias, mas sem relação direta com o protocolo do dr. Cícero Coimbra:
    Dr. Francisco Eristow Nogueira
    Especialidade: Anestesia/acupuntura
    Cidade: Fortaleza/CE
    Tel: (85) 3252-2348 (85)-9959-9783

    ResponderExcluir