quarta-feira, 3 de agosto de 2016

10 anos de Polineuropatia Inflamatória Desmielinizante Crônica!

Faz 10 anos!

Em 2006 eu tive meu primeiro contato com a Síndrome de Guillain-Barré e logo depois a Polineuropatia. Nunca havia sido internado antes, nunca tinha feito uma punção lombar e muito menos a famigerada EletroNeuroMiografia. Nunca tinha ouvido falar de imunoglobulina, solumedrol, pulsoterapia, anticorpos monoclonais e todos aqueles nomes que não fazem parte da nossa vida.

Não faziam parte antes da PDIC, mas agora fazem. Já há 10 anos. Uma nova rotina de hospitais e clínicas, enfermeiras, médicos e remédios que contornam os sintomas da PDIC e dão continuidade à vida como a conhecemos.

Grande parte de tudo isso só é possível porque um médico neurologista que me atendeu logo no Primeiro Atendimento usou sua experiência e conhecimento para identificar a causa daqueles sintomas. Desde então ele tem cuidado da minha saúde, pesquisado, se dedicado a melhorar a minha qualidade de vida, sugerido outros tratamentos, agido rápido nas crises, perto ou longe e estado disponível para me aprender. O Dr. Rodrigo Thomaz não é só um grande médico, um grande estudioso, é também uma pessoa que entende como doenças tão dramáticas como a PDIC e a esclerose múltipla mudam a vida das pessoas. Não é somente eliminar ou amenizar os sintomas, é fazer tudo para melhorar a vida do paciente. Muitos anos em contatos com doenças graves, pacientes crônicos, casos e mais casos difíceis de tratar e até a realidade de que pacientes morrem sim, pode fazer com que médicos e enfermeiros se acostumem, fiquem "curtidos" e se tornem indiferentes ao sofrimento dos pacientes. Admiro o Dr. Rodrigo, as enfermeiras e técnicos do Einstein e da Clínica Creta (para vocês verem até onde a fama da equipe do Einstein chega! Eles estão sempre em contato) por terem o carinho de tratar cada paciente como uma pessoa e não como um doente.

Nesses 10 anos de convivência com a PDIC foram vários os episódios difíceis, várias internações, uma caixa d'água de Imunoglobulinas, 3 eletroneuromiografias, 2 catéteres centrais, vários posts nos Grupos do Facebook, Canal do YouTube, Blog, livros, reuniões da Fundação Internacional de GBS e CIDP, muitos telefonemas, contato com outros pacientes e muitos amigos que foram aparecendo pelo caminho (né Sr. Jaime?).

Assim que eu caminho para mais 10 anos, sinto-me feliz por poder andar, trabalhar, dirigir, viajar (até acampar em Itatiaia en fui), escrever, trocar de roupa sozinho, ir e voltar sozinho da clínica, sair com os amigos para me divertir...

Com uma família que me apoia, está sempre ao meu lado e quem realmente absorve a parte mais difícil disso tudo, com médicos e enfermeiros, com as medicações de que eu preciso e amigos ao meu redor, dá para celebrar: VIVA A VIDA!

31 comentários:

  1. Eu também sou portador da Cidp há 10 anos, no momento estou passando por uma crise de cadeira de rodas.
    É muito difícil, mais não podemos desistir! Abraço e continue sempre assim determinado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Meu marido foi diagnosticado com PoliNeuropatia Desmielinizante Inflamatória Crônica, à duas semanas, deram uns choques na canela dele, ele disse que deu uma melhorada. mas depois disso não falaram mais nada. Ele fez um transplante a quase 5 meses ele fez um trnsplante de fígado, o médico disse que a PoliNeuropatia Desmielinizante Inflamatória Crônica pode ter causado a cirrose nele, pois antes do transplante fizeram todos os exames para saber a causa da cirrose e não chegaram a nenhuma conclusão. Seus post estão me ajudando muito , mas como os médicos que estão aconpanhando ele não expressaram nenhuma preocupação tenho medo de conversar com ele sobre isso, pois ele acha que está tudo bem. P.S. desde que ele fez o transplante ele ficou 75 dias internado, e depois que teve alta já retornou 4 vezes com várias infecções.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, minha mãe tem cidp e está paralisada começou com a imunoglobulina, quanto tempo para ter efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabella. Como está sua mãe? Meu pai tem cidp há 3 anos e, há 2, não sai mais da cama. Ele já tentou alguns tratamentos

      Excluir
  4. Oi Isabella,

    É claro que depende de cada pessoa. No meu caso, no sétimo dia eu já estava bem melhor, conseguindo andar bem devagar.

    Melhoras para a sua mãe.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela está na primeira dose, quanto tempo até repetir novamente?
      Vocês tem algum grupo de Whatsapp sobre esse problema... ela está desanimada e gostaria de apresentar pessoas que passaram pelo mesmo problema.
      Obrigada.

      Excluir
    2. Olá, meu nome é Monica. Fui diagnosticada há 2 meses e logo comecei meu tratamento com corticoide e imonoglobulina. Na terceira dose já senti meus dedos das mãos. Tive alta após a quinta dose. Já sai do hospital dando tchau devagarinho aos medicos. E em casa após 4 dias ja conseguia ficar em pé com ajuda.
      Uma semana ja andava só.
      Hoje, meus movimentos estão 98%, pois as vezes sinto um.pouco de tremor..acho que porque ja quero correr. A minha confiança, vontade de andar, e positividade me ajudaram muito. Paciência
      Fé e força de vontade são as palavras de ordem.

      Excluir
    3. Ola monica... voce chegou a ficar totalmente paralisada? Ficou qianto tempo internada?
      Minha mae esta parada os dedos das maos voltaram um pouco, mas ainda movimenta as pernas, temho medo que nao consiga voltar a andar

      Excluir
    4. Olá, fiquei sim totalmente paralisada. Passei 23 dias internada. Voltei pra casa após a ultima dose da imuno,e aos poucos foram voltando os movimentos. ..sai dia 15/11, hoje, 19/12 ja estou com meus movimentos todos.. continuo tomando corticoide via oral até os médicos decidirem. Mas, diz pra sua mãe, que ela acredite e tenha fé, que mwnte sã, corpo são. .logo, logo ela estará 100%. Bjos

      Excluir
    5. Como vc tem passado atualmente

      Excluir
  5. Oi! Estou apavorada! Meu marido foi diagnosticado com CIDP. Iniciou tratamento com prednisona, mas ele está piorando. Está só pele e osso nós membros inferiores e superiores. Os pés dele estão super inchados. Será que isso é normal? Me ajudem, por favor. ��

    ResponderExcluir
  6. Até hoje sai do hospital sem andar e o diagnóstico e polineuropatia .
    O médico vai esperar a eletroneuromiogragia para fechar o diagnóstico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vivendo este drama fizeram exame licor me diagnosticada com polineuropatia sem causa.
      Fui noutro médico e diagnósticou cidp.
      Vou repetir os exames eletroneuromiogragia e licor.
      Eu comecei sentido dormencias na mão e pé direito, em janeiro/18 achavam que era coluna.
      Em 26 de março cai. Fui interna do sai em 25 de abril. Fizeram vários exames.
      Tomei 5 dias de Imunoglobalina. Se passou quase um mês. Hoje continuo sem andar e fazendo fisioterapia.
      Eu tenho algumas dúvidas, gostaria que vc me respondesse.
      1. Como começou os seus sintomas?
      2. Após a imonuglobolina, quanto tempo sentiu melhor?
      3. Vc ficou sem andar quanto tempo?

      Excluir
  7. Meu nome é Cristina, tive polineuropatia no ano de 1999, fiz uso dw cortisona, solumedrol, interferon e por último e imunoglobulina. Passei momentos muitos difíceis...mas nunca perdi a minha Fe em Jesus Cristo. Hoje estou curada. Para glória do nosso senhor Jesus. Que Deus os abençoe. Para Jesus nada é impossível. Eu sou um milagre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina por qto tempo vc fez o tratamento com uso de remédio?
      Qtas sessões de Imunoglobalina e por qto tempo?
      Segue meu face George Matias De Lima- gostaria de ouvir seu testemunho .
      Glorifico a Deus por sua cura!

      Excluir
    2. Cristina você foi diagnosticada com CIDP?

      Excluir
    3. Oi, Cristina. Meu pai tem cidp também. Está há 2 anos acamado. A imunoglobulina funcionou bem pra vc? Como foi sua recuperação? Vc estava acamada também? Obrigado e graças a Deus você está bem!

      Excluir
  8. Hj na fisioterapia na abbr/RJ.confessei para a fisioterapeuta que não estava tomando banho por fraqueza nas pernas.
    Ela disse:
    - vc não consegue? Fiquei triste... E logo após, fui comprar luvas. Encontrei um senhor que me disse:
    - tenha fé em vc mesmo, fiquei quieto e reflexivo...pensei, prefiro repousar a minha fé em Deus.lembrei-Me da passagem em Ezequiel "Vale dos ossos secos", e chegando em casa consegui sem auxílio de alguém a me locomover,claro me apoiando nas parede,pia e cadeira de rodas ir e vir pra cadeira de rodas.
    Conclusão: como o Marcio nos incentiva - cada dia uma oportunidade. E creio que para Deus, não é nada. Continuo crendo e desejando ao que crêem que veremos muitos testemunhos por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite.
    Há quase 3 meses sem andar. Hj andei com ajuda do andador em casa! Bate tristeza- falta de ânimo - contudo, tenho a fé

    ResponderExcluir
  10. Bom pessoal - estou aqui destacando a virtude e o coração generoso do autor deste blog. Homem; filho; marido; pai e amigo . E com uma Gama de responsabilidade e com a limitação (s) da CDPI abraça . Estudou e pesquisou dividindo o seu conhecimento . Antes, na minha fé , através do sofrimento de 3 meses sem diagnóstico. Consegui o norte através dos seus depoimentos.
    ME RESTA É AGRADECER POR SUA INICIATIVA
    Hj estão na minha 2a. Infusão de imunuglobolina com diagnóstico de CIDP.internado no hospital Vitória na Barra da tijuca/RJ.aos poucos ficando de pé- com as limitações .progressos tímidos com o retorno do reflexo patelar. O último exame de eletroniografia derrubou o anterior, constatando dano místico e não axonal.
    Com sinceridade faço votos que o autor deste blog continue nos enriquecendo com a sua sabedoria (está dada por Deus),até Jesus em momento de angústia pediu:
    - pai se possível afaste de mim esse cálice, antes seja feita a vossa vontade.
    Medite na mulher do fluxo de sangue e do espinho da tarde de Paulo.
    Vc t/ valor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, George. Como você está? Meu pai iniciou a imunoglobulina, mas teve alguns problemas. No entanto, a melhora foi nítida.

      Excluir
  11. Boa noite pessoal meu nome é Riva e gostaria de sugerir um grupo de whatsap para poder compartilhar nossas opiniões,há 6 anos atrás eu tive polineuropatia doença diagnosticada através do exame eletroneuromiografia, na época perdi as forças dos membros inferiores e superiores fiquei tão fraco que fiquei em uma cadeira de rodas, fui diagnosticado no Sara Kubichek em Brasília e comecei a tomar Himunuglobulina, no início foi muito difícil porque queria que fizesse efeito para voltar logo a andar, mas o processo e lento além da fisioterapia que tinha que fazer e ainda faço até hoje, mas pela fé em Deus e minha força de vontade de andar hoje estou muito bem graças a Deus, hoje eu faço musculação além de jogar bola e fazer corrida, o mais incrível de tudo foi a fé em Deus, e todos os dias agradeço a Deus pela minha vida porque sem Deus eu não sou ninguém, tomo alguns medicamentos passado pela minha medica inclusive Himunuglobulina mensalmente,no início foi difícil conviver mas hoje já estou mais acostumado e orando sempre para que Deus possa me curar por completo, aconselho as pessoas que tem CIDP não desanimar e ter força de vontade e lutar sempre é nunca pensar que está tudo acabado, porque para Deus nada é impossível.

    ResponderExcluir
  12. Riva; eu estava internado (2 meses), inicialmente os médicos achavam que era neoplasia.fizeram vários exames de imagem e constataram lesões do pulmão direito e do mediastino.com quatro biópsias, o diagnóstico foi histoplasmose, doença fungica, transmitida por fezes de morcego. Antes, deste diagnóstico, comecei em jan/18; a ter formigamento nas mãos e pés, com fraquezas nos membros:
    Inferiores e superiores. Sabe me dizer se tem relação a histoplasmose com polineuropatia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. George eu não sei se tem alguma relação porque cada caso é diferente , mas conheço várias pessoas que toma o mesmo medicamento que tomo para patologias diferentes.chamasse Imunoglobulina .

      Excluir
  13. Riva, obrigado mesmo e com a histoplasmose não posso fazer uso de imunoglobolina, somente com o término do tratamento. Estou tomando uma lição.
    Então para andar novamente terei de aguardar. Fiz 2 pulsoterapia com imunuglobolina as 2 só me deixaram fraco e, não aumentaram minha força.
    Os médicos que me consultei:
    O médico que me acompanhou durante os 2 meses acha que a infecção por fungos "histoplasmose ", pode ter desencadeado resposta imunológica outros médicos há dizem que o problema neurológico não tem relação. Resumo da ópera só especulação e nada fechado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, George. Como você está?
      Meu pai tem cidp também e, há 2 anos, está acamado. Várias idas e vindas... Muita luta também.

      Excluir
  14. Fausto;
    A histoplasmose descobri que contrai no consultório em julho/18. A secretária e o médico que fez a eletroneuromiografia estavam se tratando, fezes de pombo no sistema de ar-condicionado.
    Hj estou terminando o tratamento c/ corticóide; me devolveu os movimentos, antes, fiquei 15 meses na cadeira de rodas.
    🙏. Agora fazendo tratamento com Imunoglobolina a cada 28 dias + fisioterapia.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Venho agradecer por este canal. Foi através dele que detectei o meu diagnóstico antes dos Médicos falarem que é CIDP. O MÁRCIO me ajudou bastante com as suas postagens, segue um breve resumo:
    - Abril 2018 fiquei cadeirante;
    - com tetraplegia e cadeirante por 15 meses, hj com o tratamento com Imunoglobolina começo a voltar a ter uma vida autônoma.

    ResponderExcluir